Brincando com cachorros virtuais

9:18 am Inteligência Artificial, Mundos Virtuais

Bichos de estimação virtuais estão se tornando populares, seja em comunidades na internet, seja como jogos para consoles, como o Nintendogs. Em jogos ou mundos virtuais como esses, os usuários podem comprar bichinhos e “treiná-los” para aprender um conjunto de truques pré-estabelecido. Os cachorrinhos virtuais são divertidos, mas bastante limitados. Eles não aprendem de verdade, uma vez que os truques são animações pré-programadas que são simplesmente “ligadas” pelo jogo. A personalidade dos bichos também não é individualizada, ao contrário de animais de estimação de verdade.

O Vetta Labs está colaborando com a Novamente LLC, uma empresa americana de IA, para desenvolver bichinhos virtuais muito mais inteligentes e interessantes. A New Scientist acaba de publicar uma matéria que discute o Petaverse, nome provisório do projeto. O Petaverse usa tecnologia de Inteligência Artificial Genérica para permitir que os animais virtuais realmente aprendam com seus donos.

Os cachorros podem ser ensinados a buscar e trazer brinquedos, jogar futebol, dançar, guardar a casa virtual do dono e uma infinidade de outros truques. Eles aprendem imitando o dono (um avatar controlado pelo usuário dentro do jogo ou mundo virtual), então a imaginação do dono é o limite para o que pode ser ensinado. Você pode conferir um videozinho do protótipo [Download] / [Youtube]

Os cãezinhos também têm personalidade individualizada: você poderia criar um cão medroso ou agressivo, sociável ou na dele, e assim por diante. E a personalidade determina se o cão vai latir ou fugir na presença de estranhos, quão obediente ele vai ser e assim por diante.

screenshot2.png

O Petaverse ainda está em desenvolvimento e será lançado em alguns mundos virtuais em 2008. Estamos trabalhando com o Second Life e o Multiverse como plataformas iniciais e procurando fundos para desenvolver nosso próprio mundo.

E, por falar nisso, estamos procurando programadores para nos ajudar a desenvolver uma demo de mundo virtual em Flash voltado para crianças, assim como um widget Facebook. Interessada(o)? Entre em contato ;-)

9 Respostas
  1. kenji :

    Date: abril 1, 2008 @ 9:26 am

    um detalhe que eu acho importante que ficou de fora: a new scientist também fala de uma possível integração entre as “mentes” dos cachorros, o que significa que se um cachorro aprendeu um truque, todos os outros também aprenderiam este truque…

    como isso funcionaria?

  2. cassio :

    Date: abril 8, 2008 @ 5:33 pm

    Os cachorros têm acesso a um banco de dados compartilhado onde se armazena o nome dos truques aprendidos e conjuntos de instruções para executar cada truque. Quando um cachorro é instruído a aprender um desses truques para os quais há instruções disponíveis, as mesmas são usadas para guiar o aprendizado. É o “inconsciente coletivo” da cachorrada ;-)

  3. alice marianna lima araujo oliveira de anmorim :

    Date: dezembro 23, 2008 @ 2:16 pm

    legal

  4. luara :

    Date: janeiro 29, 2009 @ 7:54 pm

    oiiiii tudo bem

  5. francielle :

    Date: fevereiro 4, 2009 @ 6:56 pm

    e legal gostei +_ .

  6. hggfff :

    Date: fevereiro 24, 2009 @ 10:17 am

    e legal

  7. larissa :

    Date: julho 22, 2009 @ 10:49 pm

    que legal

  8. beatriz :

    Date: agosto 18, 2009 @ 11:20 am

    porfavor onde encontro esse jogo ?

    estou procurando mais nao acho de

    geito nenhum .

  9. Leonardo Kenji :

    Date: agosto 18, 2009 @ 11:56 am

    Oi Beatriz

    não é bem um jogo ainda :-) mas assim que tivermos uma demo, colocaremos no ar para vc brincar ok?