Computação ciente de contexto

12:30 pm Inovação, Mobile

Quem não gostaria que seu celular automaticamente se programasse para despertar em um determinado horário, considerando a sua agenda do dia e outras variáveis como trânsito e clima? Ou que, ao chegar em casa, o som tocasse uma música de acordo com o seu humor? E que, ao viajar para algum lugar desconhecido com um simples PDA, todo o planejamento turístico fosse feito para você de acordo com seus desejos, preferências, sua quantidade de dinheiro para gastar, dentre outros aspectos, e que esse planejamento ainda fosse dinamicamente adaptado ao longo do dia de acordo com variáveis inesperadas detectadas no ambiente?

Essas aplicações citadas (e muitas outras que poderiam ser mencionadas) estão relacionadas a uma área de pesquisa chamada computação ciente do contexto, ou seja, hardware e software capazes de considerar qualquer informação que possa ser usada para caracterizar a situação de uma pessoa, lugar ou objeto, para prover informações e/ou serviços relevantes para usuários.

Essa área de pesquisa, apesar de não ser recente, ainda apresenta vários desafios técnicos.

Muitos trabalhos científicos da área lidam com a aquisição (ou sensoriamento) e modelagem de contextos físicos (localização, clima, tempo, por exemplo). Porém, ainda é pouco explorado na aquisição e interpretação de contextos lógicos. Por exemplo, como seria possível identificar que o usuário está de bom ou mau humor? Ou que ele está com fome? E que, quando ele está de bom humor, ele prefere escutar músicas de Jazz?

Estive pensando em como abordar o problema dos contextos lógicos e, relacionando com trabalhos desenvolvidos aqui no Labs, vejo que técnicas de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural seriam uma boa opção. Por exemplo, todos os diálogos do usuário poderiam ser categorizados e rankeados para que no final do dia seja possível identificar seu humor. Mais interessante ainda seria se, além do conteúdo dos diálogos, fosse identificado também o tom de voz. Assim uma discussão no trânsito seria percebida e ajudaria na identificação do humor.

Além da questão de identificação de contextos lógicos, pode-se considerar que a automatização de tarefas cientes de contexto é uma tendência forte de pesquisa na área. Dessa forma, haverá uma grande necessidade de se desenvolver técnicas ligadas a inteligência artificial para diversos aspectos dessa área em geral.

Enquanto essas soluções não viram aplicações para usuários finais, continuamos imaginando como seria mais fácil a vida se nossos dispositivos computacionais fossem cientes do nosso ambiente…