OpenCog: Inteligência Artificial livre

9:30 am Inteligência Artificial

Há alguns meses estamos trabalhando em um conjunto de projetos bem interessante aqui no Labs. Normalmente, eu não anuncio projetos em desenvolvimento no blog a não ser que os julgue de interesse de boa parte dos leitores, como foi o caso dos cachorros virtuais. Bom, esse projeto está chegando ao ponto em que podemos (e queremos) recrutar colaboradores externos, e envolve diversas tecnologias que já discutimos por aqui.

O OpenCog é um conjunto de projetos de software livre, relacionados a inteligência artificial. É patrocinado pela Novamente (nosso parceiro nos EUA para projetos de IA) e pelo SIAI (Singularity Institute for Artificial Intelligence), com apoio de outras empresas, entre elas o Vetta Labs (onde hoje duas pessoas se dedicam ao projeto) e o Google (patrocinando estudantes via Google Summer of Code). Estamos empacotando diversas tecnologias que desenvolvemos ao longo dos últimos sete anos, e abrindo seu código para a comunidade. Tomamos essa decisão porque acreditamos que os projetos que fazem parte do OpenCog estão se aproximando de um nível de maturidade em que podem ser muito úteis para pesquisadoras em IA e áreas correlatas, e atrair uma comunidade ao redor dos mesmos nos permitirá continuar seu desenvolvimento de forma mais rápida que vínhamos conseguindo dentro da Novamente e do Labs, onde o trabalho de pesquisa sempre tem que competir por recursos com objetivos mais focados em necessidades imediatas dos clientes que pagam as contas.

O OpenCog é composto de um framework que oferece uma fundação para o desenvolvimento de diversos métodos de IA, em uma abordagem de sistemas multiagentes, que trabalham sobre uma base de conhecimento comum. Além do framework, o programa inicial inclui projetos de processamento de linguagem natural (inclusive as tecnologias mencionadas no excelente post introdutório do Murilo), raciocínio probabilístico e computação evolutiva. Combinando esses projetos é possível construir sistemas para uma enorme variedade de objetivos.

Um desses sistemas exemplo será a versão software livre dos
nossos cachorros virtuais, que estamos criando sob patrocínio da RealeXtend e estará disponível em outubro.

Fomos agraciados esse ano também com 11 projetos patrocinados pelo Google Summer of Code. Nada mal para um programa recém-lançado. É o mesmo número de projetos aprovados para a Debian, e mais que muita gente famosa obteve: Wikimedia Foundation, One Laptop Per Child, GCC e outros. O leitor interessado pode conferir os projetos aqui. Quando esses projetos forem concluídos devemos postar mais detalhes por aqui.

Recentemente nós completamos a documentação de boa parte dos planos de longo prazo para o OpenCog, na forma de um “wikibook“. Existem também um canal de IRC, listas de discussão, blogs e uma rede social dedicados ao OpenCog. A partir de setembro, teremos discussões semanais sobre os planos e projetos do OpenCog no IRC. Com tudo isso, espero que leitores com formação técnica e interesse por inteligência artificial se sintam encorajados a se juntar ao time OpenCog. Serão muito bem vindos.

2 Respostas
  1. Thalita :

    Date: outubro 2, 2008 @ 5:41 pm

    Olá

    Sou graduanda em Análise de Sistemas da FATEC e o tema do meu TCC é relacionada a AI e base de conhecimento, gostaria de saber se vocês podem me ajudar com indicações de livros, softwares, sites, ou seja, tudo que pode me ajudar nas pesquisas e desenvolvimento.
    Gostaria de saber também se os codigos fontes já estão disponiveis.

    Desde já obrigado.

  2. Leonardo Kenji :

    Date: outubro 2, 2008 @ 5:53 pm

    Oi Thalita

    no que pudermos ajudar, conte com a gente. vc deu uma olhada no wiki do projeto? no canto inferior esquerdo, tem um link para vc criar sua conta lá.