Príncipes Modernos

1:45 pm Internet, Negócios

Quanto mais eu leio notícias sobre os negócios das grandes corporações, mais eu penso que Maquiavel seria um consultor milionário se vivesse no nosso tempo. Hoje eu li (veja o texto aqui) que o Yahoo! vai ceder seu sistema de busca para qualquer um poder colocar no próprio site, em troca do direito de colocar anúncios nas respostas. Isso depois do Jerry Yang (executivo-chefe e um dos fundadores do Yahoo!) criticar duramente a “política de desestabilização” que a Microsoft estaria promovendo contra o grupo e em particular contra sua direção.

Ele se referia às declarações feitas pela Microsoft que diziam que a empresa ainda estava disposta a comprar o Yahoo! mas que isso não será possível enquanto a atual direção estiver no poder mas que a situação pode ser diferente e as negociações podem se concretizar caso um novo conselho de diretores seja eleito na próxima assembléia-geral do grupo, marcada para 1o. de agosto.

Duas manobras maquiavélicas clássicas para conseguir aliados. A da Microsoft criando inimigos do príncipe dentro dos seus próprios domínios e a do Yahoo! firmando alianças com os pequenos para se fortalecer ante os grandes. Acho que Maquiavel aprovaria as duas condutas e penso que mesmo o Carl Icahn (grande acionista do Yahoo!, que tenta renovar completamente o conselho de diretores e que pretende substituir Yang) também, pois ao mesmo tempo em que ele ganhou preciosos aliados na base de acionistas, ele se befeficia de um Yahoo! mais forte diante da Microsoft, o que seria intere$$ante até mesmo no caso de uma possível venda.