Google Friend Connect

7:46 am Web 2.0

Então semana passada o Google anunciou o Google Friend Connect. O que é isso? Uma maneira de adicionar funcionalidades “sociais” ao seu site ou aplicação web sem escrever código. Eles vão disponibilizar um conjunto de widgets que você pode adicionar ao seu site, sem programação nenhuma do seu lado.

Quando você adiciona o seu widget, os usuários de redes sociais podem logar nas redes uma única vez e ter acesso às funcionalidades sociais do seu site, assim como às funcionalidades dos outros sites que se integrarem ao Friend Connect. Eles podem convidar seus amigos nas redes para visitarem o seu site, fazer novos amigos (inclusive de outras redes), navegar pelos perfis públicos dos usuários logados no momento (inclusive de outras redes), adicionar comentários e reviews no seu site, etc.

Dessa forma, você pode tornar seu site mais interativo e atrair visitantes, mas sem gastar esforço com programação. Discussões e comentários podem ser feitos de forma integrada às redes sociais. Você pode criar updates no seu site que são automaticamente divulgados nas redes através dos perfis dos usuários que “assinam” o seu site via Friend Connect.

E esse é só o começo, porque os widgets são compatíveis com o Open Social, a tecnologia do Google para a criação de aplicações sociais portáveis para múltiplas redes. Ou seja, desenvolvedores do mundo todo poderão criar aplicações que você pode usar no seu site via Friend Connect. Talvez haja um novo mercado para desenvolvedores independentes de software: criar aplicações legais usando Open Social para o Friend Connect.

Outro aspecto interessante é a integração de múltiplas redes. Você pode usar o Friend Connect, por exemplo, para permitir que usuários das grandes redes, como o Orkut, participem de redes muito mais especializadas, sem ter que se registrar duas vezes, duplicar listas de amigos, etc.

Esses dois fatores, a facilidade de oferecer conteúdo e funcionalidade diferenciados e a portabilidade do seu “contexto social” podem levar a uma explosão no número de redes sociais especializadas e a uma maior integração entre conteúdo e interação social. A diferença entre redes sociais, de um lado, e fóruns e sites de notícias colaborativos, de outro, tende a sumir, já que o Friend Connect permite que você “leve” seu contexto social das redes para esse tipo de site.

Infelizmente o Friend Connect ainda está em desenvolvimento, e há preocupações com privacidade, também. Mas que a coisa promete, promete.

1 Resposta
  1. felipe tonello :

    Date: maio 21, 2008 @ 12:22 pm

    Muito legal essa parada de Friend Connect.
    Vou esperar para ver se deslancha mesmo, e quem sabe usar no meu super blog =P