Fold-it: um jogo online em prol da ciência

7:56 am Biotecnologia, Inovação, Usabilidade, Visualização Cientifica

Lembram do meu último post sobre dois artigos que descrevem a criação bio-computacional de enzimas artificiais? Pois é, o David Baker, autor daqueles papers, lançou uma nova “moda”. Um jogo online chamado fold-it. O objetivo é competir para criar conformações, ou enovelamentos (ou ainda foldings), mais prováveis pra uma proteína. Quanto melhor for o enovelamento, mais pontos o jogador ganha.

A pergunta que voces devem estar fazendo agora é: o que um cientista renomado quer lançando um jogo online? É claro que não é só pela diversão ;-) .

David Baker há anos vem estudando maneiras de computar o enovelamento de proteínas. O motivo é que o enovelamento, ou conformação final de uma proteína, influencia criticamente em sua função.

E criar uma enzima nova requer descobrir exatamente o folding dessa enzima a partir de sua seqüência de aminoácidos. O problema é que essa não é uma tarefa fácil – calcular o enovelamento de um proteína requer efetuar até trilhões de cálculos.

A idéia do jogo começou com o Rosetta, um algoritmo que usa o método de Monte Carlo para predizer a melhor conformação de uma proteína. Já existe há anos um programa de rede distribuída chamado Rosetta@home, que usa computadores voluntários do mundo inteiro com o objetivo de rodar o Rosetta, enquanto ociosos – um screen saver é aberto e mostra como o programa tenta descobrir o enovelamento de diversas proteínas.

Mas os usuários verificavam que esse programa fazia coisas visivelmente idiotas – o que era meio de se esperar, por ser um algoritmo força bruta. A idéia do David Baker foi de, ao invés de usar uma marreta pra solucionar o problema, usar a capacidade de resolver problemas 3D do cérebro humano, usando um jogo.

E o pior é que funciona – houve situações em que o jogador conseguiu achar corretamente a conformação uma proteína, com forma já conhecida, mais rápido que o computador! ;-)

Mas a grande “jogada” do David Baker é fazer com que os jogadores criem conformações novas para proteínas ainda não conhecidas. Essas conformações poderão servir para a síntese de drogas e enzimas ainda não conhecidas, de maneira mais rápida… e divertida ;-)

4 Respostas
  1. Lawrence :

    Date: maio 21, 2008 @ 4:52 pm

    Conheci esse software através de um site de notícias. Impressionante. Peguei até um livro para começar a entender o funcionamento dos aminoácidos e proteínas.

    Abraço!

  2. Cositas… « Caminhos para a liberdade :

    Date: maio 25, 2008 @ 4:29 pm

    [...] Physics News Update nº864 (traduzido pelo João Carlos da comunidade de Física — admiro muito a iniciativa ;-)) Cerebro mais velho pode ser mais sabio ‘Linux is a platform for people, not just specialists’ Conselho de informatica? Veja porque eu digo NÃO! (esse país e suas regulamentações… ) Usuarios da internet estao mais egoistas vivem ‘boom’ do consumo, diz New York Times Conhece o dpaste.com? Nascimento de supernova Redes sem fio podem interferir em telefones sem fio? Fold-it: jogo online em prol da ciencia [...]

  3. Danilo :

    Date: maio 28, 2008 @ 5:37 am

    Muito legal, instalei aqui, vamos ver que que acontece, se comer meu processamento quando ocioso tá valendo, fica ligado o dia todo de todo jeito mesmo.

  4. Maurício Mudado :

    Date: maio 28, 2008 @ 5:01 pm

    Não consome o processamento quando ocioso não, pode instalar tranquilo ;-)