Usando o Kinect em um jogo de fliperama

9:44 am Uncategorized

Conforme comentei nos meus artigos sobre o Microsoft Kinect, além dos jogos oficiais uma das coisas mais interessantes do novo acessório são os hacks e aplicações feitas em casa, com o Kinect ligado ao PC.

Do lançamento pra cá já apareceram inúmeros exemplos interessantes. Resolvi, por brincadeira, fazer algo também: usar o Kinect para controlar um jogo antigo de fliperama, o Gladiator (Taito, 1986), que costumava jogar bastante quando era criança!

Foi surpreendentemente fácil, o que demonstra a maturidade das ferramentas já disponíveis, desenvolvidas por cientistas e hackers do mundo todo, e também ofertadas gratuitamente pela PrimeSense, a empresa que desenvolveu o Kinect junto à Microsoft.

Dêem uma olhada no vídeo, e no artigo em meu blog pessoal a respeito:

Kinect MAME: Gladiator (Taito, 1986) by muriloq

Meu próximo passo, além de usar o Kinect para mais alguns jogos já sugeridos pelo pessoal, é adaptá-lo para softwares educativos e para comunicação assistida, especialmente os para autistas. O primeiro provavelmente será o Z.A.C. Browser (Zone for Autistic Children), que é o preferido do meu filho Max, de quatro anos.