Google Summer of Code 2009

Aqui no Vetta Labs são desenvolvidos vários projetos da Novamente, e com isso temos bastante contato com o Singularity Institute for Artificial Intelligence (SIAI). Desde o ano passado o SIAI é um participante do Google Summer of Code, um programa que paga bolsas (US$ 4000) para estudantes do mundo todo trabalharem em projetos de código aberto e software livre durante o as férias do verão americano (daí o nome).

Os estudantes são orientados por mentores ligados às  organizações participantes. No GSoC 2008 fui mentor do projeto OpenBiomind-GUI, que desenvolveu uma interface gráfica para um conjunto de ferramentas open source para bioinformática. Outro colega, Lúcio de Souza Coelho, também participou como mentor. Foi uma experiência muito interessante e gratificante.

E agora foram abertas as inscrições para o Google Summer of Code 2009! Estudantes no final da graduação e em pós-graduação podem participar, submetendo propostas baseadas nas idéias sugeridas pela organização, que incluem projetos em inteligência artificial e robótica  (OpenCog), processamento de linguagem natural (Link Grammar e RelEx), bioinformática e outros temas.

As propostas são avaliadas pelos mentores e outros membros do grupo, e as melhores são aceitas no programa. Ano passado houve 70 propostas para 11 vagas. A data limite para submissão de propostas é 3 de Abril.

A página principal do GSoC tem todas as informações necessárias:

http://socghop.appspot.com

A página do SIAI no Google Summer of Code, especificamente, é a seguinte:

http://socghop.appspot.com/org/show/google/gsoc2009/opencog

Biotecnologia, Desenvolvimento, Inteligência Artificial, Linguagem Natural 1 Comentário

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)